-
Arquitetos: Comas-Pont arquitectes
- Área: 333 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Adrià Goula
Preexistências. O Instituto Sant Miquel dels Sants está localizado no centro histórico da cidade de Vic, Espanha. O programa foi configurado ao redor de um pátio interno escuro e desocupado que torna necessário caminhar longas distâncias para se deslocar entre as diferentes salas de aula. Ao mesmo tempo, a escola não tem quase nenhum pátio e as áreas comuns são reduzidas aos corredores entre salas.
Proposta. O projeto se propõe a ocupar este pátio que está desocupado há anos. A proposta abre novas possibilidades, novos caminhos, um novo espaço de centralidade, de livre apropriação, um espaço de socialização, um espaço que transforma a forma como a escola é utilizada e vivenciada.
Este artefato ocupa o térreo e o primeiro pavimento da escola e sua cobertura é usada como um pátio externo para jogos ao ar livre no segundo andar. No térreo, é conectado ao auditório existente, que é convertido em uma sala de estudo multiuso e expande as funções do novo espaço.
Um sistema de construção pré-fabricado de madeira laminada transversal CLT permite que a construção seja realizada durante os dois meses de férias de verão, desconstruindo a fachada existente para integrar o novo espaço escolar, abrindo perspectivas. Os dois pátios resultantes continuam a fornecer luz e ventilação naturais para as salas de aula e funcionam como elementos paisagísticos para naturalizar o espaço e alimentar o lençol freático existente.
Estruturalmente, a laje intermediária se estrutura pela cobertura com tirantes que liberam todo o térreo e abrem um duplo espaço visual de conexão entre pavimentos. A cobertura torna-se um novo pátio ensolarado conectado ao refeitório no segundo andar, e pode ser usada como refeitório de verão.
O uso da cobertura como área de lazer exigiu soluções técnicas para resolver a carga estrutural, o comportamento acústico do lado de dentro e o bom desempenho climático sem aumentar o peso da camada sobre uma estrutura de madeira leve. Isto foi resolvido com um pacote de câmara ventilada com inclinação de tábuas de madeira sobre ripas, isolamento, membrana impermeável, geotêxtil e pavimentação flutuante de concreto leve. Tudo isso sobre cavilhas e membranas acústicas.
A fachada é feita com SATE, conseguindo continuidade de isolamento em toda a superfície da fachada. As grandes janelas permitem a ventilação cruzada do espaço durante os meses mais quentes.
Do lado de dentro, se manteve a madeira aparente. Um teto acústico falso feito em obra com uma estrutura dupla proporciona uma boa acústica no espaço. No primeiro andar utilizou-se soleira seca com acabamento em linóleo.
Uso flexível e polivalente. Os alunos se apropriaram livremente do espaço, aumentando o sentimento de pertencimento à escola. São realizadas reuniões improvisadas, jogos durante o recesso, aulas particulares, alguns professores têm reuniões em turmas pequenas e muitos vizinhos solicitaram o espaço para atividades comunitárias.
Sustentabilidade. A ampliação desses novos espaços teve que responder a uma construção sustentável, rápida e precisa. A construção de CLT permitiu uma obra saudável, sustentável e precisa. O projeto foi realizado utilizando o sistema BIM para verificar a montagem do sistema estrutural misto madeira-aço e para coordenar todos os agentes. Esse sistema também conseguiu reduzir o desperdício na construção, pois todas as peças vieram de fábrica para serem montadas no local. A estrutura foi montada em 10 dias e evitou ruídos e incômodos de poeira para os vizinhos.
Mobiliário. Propusemos móveis flexíveis que poderiam responder às diferentes atividades no novo espaço. Foram escolhidas pufes redondos de diferentes tamanhos para permitir agrupamentos diversos. São os alunos que reconfiguram permanentemente o espaço. As plantas no interior dialogam com a vegetação ao ar livre nos pátios e trazem o verde para dentro, criando um espaço mais doméstico.